Alunos EaD podem acompanhar espetáculo de encerramento do 46º Fenata

14 DE NOVEMBRO DE 2018

O espetáculo ‘O Julgamento de Sócrates’ encerra nesta quarta-feira, às 20h, Cine-Teatro Ópera A, o 46º Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Esta é a primeira edição do evento em que o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) transmite espetáculos da categoria Teatro Adulto aos 51 polos de apoio presencial ao ensino a distância da UEPG.

Assim como aconteceu com a peça de abertura do festival, os alunos dos polos - 46 no Paraná, 1 em Santa Catarina e 4 em São Paulo - que quiserem acompanhar 'O Julgamento de Sócrates', devem ir até o polo; será enviado o link de transmissão. O espetáculo é uma livre adaptação de 'Apologia de Sócrates', de Platão, realizada pelo premiado autor Ivan Fernandes em forma de monólogo, com o ator Tonico Pereira no papel título. A peça comemora os 50 anos de carreira do ator, que pela primeira vez faz um monólogo.

Para o diretor geral do Nutead, Carlos Willians Jaques Moraes, trata-se de uma iniciativa de democratização e, especialmente, interiorização do acesso à cultura. "É importante destacar que não se pode reduzir a educação a distância apenas à instrução profissional, mas também pensar a modalidade EaD como uma ferramenta para a formação humana. Neste sentido, a aproximação com atividades culturais, tais como o Fenata, só faz com que a nossa educação a distância ganhe ainda mais em qualidade", ressalta Moraes.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, avalia a transmissão das peças como algo de extrema importância uma vez que acontece em um momento em que se tenta colocar uma mordaça na arte, no pensamento e na liberdade de cátedra. “Por isso, é preciso reafirmar que o Festival continua a ser uma bandeira democrática hasteada em um céu turvo”, aponta. Mais informações acesse os canais oficiais o evento nos canais oficiais do Facebook (uepg.fenata) e Instagram (@uepg.fenata).

SINOPSE

O espetáculo dramatiza a defesa de Sócrates, no julgamento que o condenou à morte por envenenamento. É talvez o primeiro grande caso na história da humanidade de um homem ser condenado por ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade. Através desse caso, a peça debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo.

No palco, Sócrates sozinho, em figurino neutro e atemporal, defende perante a plateia de “espectadores-jurados” não apenas suas ideias, mas sobretudo o direito de tê-las. Defende a necessidade de examinar a vida do ponto de vista ético e a busca pela sabedoria, e não pela satisfação material. E são nesses conteúdos que está a grande força do espetáculo, pela imensa relevância de suas palavras para o momento em que vivemos.

Sócrates, um personagem crucial, exige um ator de talento e currículo indiscutível: Tonico Pereira. Comemorando 50 anos de carreira no teatro, no cinema e na televisão, Tonico tem, neste primeiro monólogo da carreira uma verdadeira, tour-de-force, conversando e levando a plateia com a intimidade de um grande artista. Recentemente o espetáculo foi indicado em 2 categorias no Prêmio FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra): melhor ator para Tonico Pereira e melhor texto para Ivan Fernandes.

Classificação indicativa: 12 anos