Equipes de produção de conteúdo EaD promovem aproximação com docentes

23 DE NOVEMBRO DE 2018

Durante os meses de outubro e novembro, a equipe de produção de conteúdo, formada por Design Educacional e audiovisual, do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) promoveu reuniões com os docentes dos cursos da modalidade a distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participaram destas reuniões, os professores dos cursos de  Informática, Tecnólogo em Gestão Pública, Administração Pública, Letras, Matemática e Pedagogia.

As reuniões foram compostas por três momentos:  apresentação do vídeo institucional do Nutead, feita pelo gerente de TI, Albino Szesz Júnior, com informações atualizadas sobre o trabalho da equipe de diagramação; seguida da apresentação da  equipe de Design Educacional, com a explanação sobre o ambiente virtual e ferramentas interativas; e finalizando com a discussão das possibilidades no processo de criação das videoaulas e divulgação do calendário de oficinas para iniciantes, pelo produtor audiovisual, Athon Gallera.

A design educacional, Cristine Isabel Simão, conta que o intuito é aproximar mais os professores do núcleo e, desta forma, apresentar as modificações realizadas no Ambiente Virtual (AVA). "Queremos também divulgar o cronograma de trabalho do Design Educacional apresentando a equipe e divulgando as oficinas que teremos uma do recurso H5P (video interativo) e também de gravação de videoaula", explica.

Para a coordenadora pedagógica e adjunta do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Nutead, Kelly Cristina Ducatti da Silva, a aproximação entre os docentes atuantes na educação a distância e os integrantes das equipes do Designer Educacional/ da Diagramação e do Audiovisual agrega valores dos conhecimentos científicos e avanços tecnológicos aos processos didáticos.

"Essa parceria favorece a tomada de decisão do docente frente às inúmeras possibilidades e escolhas de ferramentas, recursos, interfaces que auxiliam na construção de um caminho mais personalizado que atenda às necessidades de cada aluno/a. E a beleza desses encontros pedagógicos é que todos nós aprendemos mais e descobrimos que muito há para aprender", ressalta Kelly.