Nutead divulga perfil do candidato no Dia Nacional da Ead

27 DE NOVEMBRO DE 2018

Conforme o documento, a maioria dos inscritos é do gênero feminino, estudaram integralmente em escola pública, moram na zona urbana e tem até um salário mínimo como renda individual.

Para celebrar o Dia Nacional da EaD (27), instituído pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2013, o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulga o relatório, emitido pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), com dados estatísticos referente aos candidatos que se inscreveram para o último Vestibular EaD ofertado em 2017. A ideia é, a partir destas informações, traçar um perfil do candidato que busca formação em nível superior através dos cursos a distância da instituição.

No ato da inscrição, cada um dos 1.204 candidatos respondeu a um questionário contendo 31 itens sobre aspectos como formação escolar, renda salarial, fonte de informação, faixa etária, escolha pela modalidade a distância e opção pela UEPG. O resultado do levantamento aponta que esse público é composto por maioria do gênero feminino (79,07%), concentrada na faixa etária de 31 a 40 anos (34,55%) que concluiu tanto o ensino fundamental (91,69%) quanto o médio (90,20%) integralmente em escola pública. Mora na zona urbana (78,32%) e tem até um salário mínimo como renda individual (44,60%).

A maior parcela corresponde a casados (45,02%), com chefes de família que tem ensino médio completo como nível de instrução (37,13%), tendo somente 14,20% com superior completo. A faixa de renda mensal familiar que soma de um até dois salários mínimos corresponde a 28,99%; totalizando somente 1,25% dos candidatos com renda familiar acima de 10 salários mínimos. O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, enfatiza que a universidade tem um compromisso com a EaD, "porque a EaD, para a UEPG, é sinônimo de democratização do ensino superior". "E a nossa missão é levar o ensino superior a todos os lugares, a todas as pessoas, melhorando a nossa cidade e dando novas oportunidades a nossa população", complementa.

É possível ingressar nos cursos da modalidade a distância ofertados na UEPG através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) - instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. De acordo com a página oficial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a UAB "é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância".

Além disso, o programa tem como objetivo "reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância". Conforme o relatório da CPS, dos meios de transporte utilizados para se deslocar até instituição, o ônibus aparece em primeiro lugar (44,19%), seguido por carro próprio (30,23%), ir a pé (11,21%) e, por último, o uso da motocicleta (6,48%). O diretor geral do Nutead - órgão responsável por fornecer suporte para todos os cursos e programas semi-presenciais e a distância existentes na UEPG - Carlos Willians Jaques Morais, reafirma "que a EaD em uma universidade pública tem que estar comprometida com o resultado de qualidade, também com a gratuidade da formação e com tudo aquilo que representa um valor público de uma universidade".

Os dados do relatório apontam como motivo para escolher a UEPG é por ser universidade pública e gratuita (55,98%) e ter a profissão mais de acordo com aptidões (48,01%). O interesse da maioria pelo ensino a distância se justifica por trabalhar o dia todo (54,90%) desde o primeiro ano dos respectivos cursos (62,04%), pois são responsáveis pelo próprio sustento e contribuem parcialmente na vida econômica da família (31,56%). A maioria não frequentou "cursinho" (92,61%), nunca prestou vestibular (29,57%) e não tem outra graduação (40,12%). O uso do computador para notícias está no topo (29,98%); em segundo lugar é utilizado como fonte de pesquisa (27,49%) e, em terceiro lugar, como instrumento de trabalho (27,41%).

O levantamento mostra ainda que a maioria dos candidatos mora no Paraná (95,27%), seguido de São Paulo (1,91%), Santa Catarina e Rio de janeiro (cada um 0,58%) e os estrangeiros somam apenas 0,25%. Dos paranaenses inscritos, a maioria é de Ponta Grossa (15,20%), logo na sequência vem Curitiba (9,55%) e Campo Largo (5,40%).  Morais explica que, a partir destes dados, é importante também celebrar muitos resultados em torno dos egressos, os alunos EaD que são aprovados em concursos, em programas de pós-graduação e também os que conquistam espaço profissional em diferentes prefeituras e  municípios atendidos pela UEPG. "A EaD é uma modalidade de ensino não dá só acesso a uma educação superior qualquer, mas uma educação superior de qualidade, que preza por uma formação profissional alinhada àquilo que tem de melhor numa universidade pública", ressalta.