Nutead participa de 1º Encontro Paranaense de Produção Audiovisual para EaD

29 DE ABRIL DE 2019

O Nutead participou na última sexta-feira (26) do 1º Encontro Paranaense de Produção Audiovisual para EaD (EPPA). O evento foi organizado pelo Setor de Vídeos e Comunicação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro em parceria com o campus da Unioeste. O intuito era compartilhar experiências, expor produtos e aperfeiçoar o trabalho dos envolvidos na área como as equipes de produção audiovisual dos Núcleos de Educação a Distância das instituições de ensino superior do Paraná, do Paraguai e da Argentina.

O evento iniciou com uma exposição de materiais audiovisuais para EaD seguindo de um workshop de produção de animação para EaD com o cineasta Marcelo Dematei da Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur - Argentina. Durante a tarde foi feita uma sessão de exibição de audiovisuais para EaD junto da plenária do 1º EPPA. Foi feita a reunião do Fórum Estadual de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil/IES, em seguida a revelação dos vencedores e premiação do Concurso Fotográfico "Sentimento Paraná" e o encerramento.

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knüppel explica como foi o funcionamento do evento. "Nós socializamos as nossas práticas, colocamos desafios que nos moverão ainda mais para nos encontrarmos mais e pudemos trocar várias ideias em relação a produção de vídeos e materiais audiovisuais", explica. Crissi Knüppel enfatiza a importância da participação da UEPG já que existe uma parceria de longa data entre as duas universidades. "Foi um grande prazer receber as universidades, em especial a UEPG. Nutead tem uma preponderância no estado do Paraná. Não se fala na história de uma modalidade diferenciada como é a educação a distância sem relembrar todo o processo de construção que a UEPG tem e expertise que ela tem nessa área", relata. Por fim a coordenadora relatou que as ideias apresentadas no evento auxiliarão as universidades em termos de tecnologias digitais de informação e comunicação dentro dos cursos e das disciplinas.

Bruna Fernandes trabalha no Nutead e participou do evento representando o núcleo. Ela enfatiza como esse tipo de iniciativa é importante para melhorar cada vez mais a produção que favoreça a educação a distância. "O encontro foi bastante promissor. A troca de experiências é muito importante para o aprendizado e capacitação da equipe, ainda mais quando se fala em produção de conteúdo audiovisual dentro de universidades públicas, onde recursos e equipamentos são limitados", relata.

Texto: Millena Villanueva | Fotos: Marcio Filho