Tutoras do Curso de Pedagogia EaD participam de Roda de Conversa na UEPG

23 DE AGOSTO DE 2019

WhatsApp Image 2019-08-23 at 09.24.09 (2)   A XXVI Semana da Educação e II Semana Acadêmica de Pedagogia EaD contou com a participação das Professoras Danyza Suzane Nowak, Ester Levandoski, Simone Abilhoa, Victoria Mottim Gaio e Graziela Ferreira de Souza. As professoras desenvolvem atividades como tutoras online e presenciais no Curso de Pedagogia EaD. Na Roda de Conversa promovida no Eixo 8: Política, Gestão, Formação docente, tecnologias e mediações pedagógicas em EaD, na tarde de ontem (22), as tutoras apresentaram resultados de pesquisas realizadas em 2018, em decorrência da participação ativa na Formação de Tutores para Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade EaD, coordenado pela Professora Kelly Cristina Ducatti da Silva. Foram objetos das comunicações as temáticas:

• afetividade e humanização nos cursos EaD - uma relação necessária;

• expectativas dos acadêmicos iniciantes do curso de licenciatura em pedagogia na modalidade da educação a distância;

• mediações do tutor presencial em cursos de graduação na modalidade a distância.

Simone apresentou artigo sobre a afetividade, escrito junto às colegas Danyza e Ester. Ela descreve o trabalho como: "uma reflexão acerca dos vínculos afetivos estabelecidos na relação interpessoal entre os acadêmicos do curso de Pedagogia, os quais tutoreamos". O embasamento teórico explorado pelas professoras foram as obras de Wallon, Piaget, Vygostsky e também Paulo Freire, "que tão bem nos fala sobre a amorosidade", comenta Simone. Ela acrescenta, ainda, que a EaD não precisa ser fria e impessoal: "mesmo à distância, o interesse, comprometimento, motivação e afetividade podem estar presentes". Após as apresentações, a palavra circulou na roda de conversa e os participantes consideraram como é importante o compromisso do estudante inserido na educação a distância. "A mesa possibilitou discussões sobre a EaD, reforçando a sua relevância para a formação do acadêmico e o papel do mesmo enquanto sujeito deste processo", ressalta Victoria. Os participantes também reiteraram que se fazem indispensáveis a presença constante e a mediação pedagógica da tutoria. "Presença e mediação foram destacadas como fortes aliadas para permanência bem-sucedida dos estudantes de cursos dessa modalidade", conclui a Professora Kelly. De acordo com Victoria, a relevância do trabalho dos tutores, online e presenciais, envolve conhecer a identidade do grupo, identificar as necessidades e intervir diretamente. Graziela afirma que eventos como esse ampliam o olhar sobre os rumos da EaD: "Partilhar experiências vivenciadas na prática com alunos e demais colegas envolvidos na tutoria promove aproximações e desmistificações em relação a essa modalidade de ensino, qualificando o trabalho desenvolvido e permitindo que mais pessoas conheçam as experiências positivas que são desenvolvidas em nossa instituição".