Nutead fará transmissão do VII Congresso de Educação de Ponta Grossa

4 DE SETEMBRO DE 2019

No último dia 19 de agosto,  o Diretor do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) da UEPG, Carlos Willians Jaques Morais, se reuniu com a Secretária Municipal de Educação de Ponta Grossa, Esméria Saveli, para um firmar parceria para transmitir as palestras que acontecerão no "VII Congresso de Educação: Gestão Democrática e Justiça Social". Ao todo o NUTEAD transmitirá 5 palestras no período noturno, além de outras 10 apresentações que serão gravadas para que o público tenha acesso após o evento.

Com o título "Ponta Grossa Narra - A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social", o evento faz referência e homenagem a Paulo Freire, maior educador brasileiro do século XX e que orienta práticas pedagógicas democráticas e de sucesso no mundo todo - inclusive em Ponta Grossa.

O Congresso de Educação é realizado desde 2013 pela Secretaria Municipal de Educação,que busca incentivar a formação continuada de professores e congregar estudantes, profissionais da Educação e público em geral a fim de ampliar a participação da comunidade na construção de uma escola pública de qualidade. Com esse objetivo de ampliar o evento para um maior número de pessoas, o NUTEAD transmitirá as principais palestras para os estudantes EaD da UEPG se encontram em 51 municípios do Paraná.

O acesso para assistir as gravações e as transmissões, será liberado no dia 9 de setembro no link: https://ava.uepg.br/login/. Basta acessar o bloco roxo de "Extensão/Mooc" com o CPF e com a senha criada no momento da inscrição. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Qualquer dúvida sobre a inscrição e acesso, entrar em contato pelo e-mail suporte@ead.uepg.br ou pelo telefone (42) 3220-3165.

8 de setembro

16h: Teatro "Paulo Freire, o Andarilho da Utopia" com Grupo Off-sina e Espaço Cênico Produções, no Palco Central Parque Ambiental

9 de setembro

09h: "A Gestão Pedagógica a partir da BNCC - Educação Infantil" com Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.

14h: "A Gestão Pedagógica a partir da BNCC - Educação Infantil" com Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.

19h: Transmissão da Palestra "Gestão Democrática e Justiça Social na Perspectiva Freiriana" com Paulo Ghiraldelli.

10 de setembro

09h: "Desafios da Educação no Brasil, em Tempos Desafiadores" com Claudia Costin.

09h: "Desafios da Implementação da BNCC na Educação Infantil" com Casemiro de Medeiros Campos no Centro de Cultura.

14h: "Dilemas, desafios e caminhos da Educação Escolar nos dias de agora" com Carlos Rodrigues Brandão no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães.

19h: Transmissão da Palestra "Educação e Sociedade: Matrizes Históricas e Possibilidades Emancipatórias Atuais" com Cesar Nunes.

11 de setembro

09h: "Ler a Palavra para Melhor Ler o Mundo - As Escritas na Vida do Menino" com Ezequiel Theodoro da Silva.

14h: "Desafios da Implementação da BNCC na Educação Infantil" com Casemiro de Medeiros Campos no Centro de Cultura.

14h: "Liderança e Justiça Social na Gestão Escolar" com Naura Syria Carapeto Ferreira e Esméria de Lourdes Saveli.

14h: "O Lugar de uma Educação Centrada na Pessoa, hoje, na escola e fora dela" com Carlos Rodrigues Brandão no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães.

19h: Transmissão da Palestra "Meio Século da Pedagogia do Oprimido" com José Eustáquio Romão.

12 de setembro

09h: Mesa "Escola de Tempo Integral, seu contexto na América Latina: Brasil, Chile e Uruguai" com Esméria de Lourdes Saveli (Brasil), Daniela Hernández (Chile), Felipe Carlini (Chile) e Lidia Barboza Norbis (Uruguai).

09h: "Desafios da Implementação da BNCC" com Casemiro de Medeiros Campos no Centro de Cultura.

14h: "Desafios da Implementação da BNCC" com Casemiro de Medeiros Campos no Centro de Cultura.

19h: Transmissão da Palestra "A Bonitza de ser Professor aos Olhos do Menino Que Lia o Mundo" com Moacir Gadotti.

13 de setembro

09h: "As Contribuições de Paulo Freire na Política Educacional do Brasil, Chile e Uruguai" com Esméria de Lourdes Saveli (Brasil), Daniela Hernández (Chile), Felipe Carlini (Chile) e Lidia Barboza Norbis (Uruguai).

14h: "Docência na Perspectiva Freiriana: por uma Educação Cidadã Planetária" com Paulo Padilha.

19h: Transmissão da Palestra "Paulo Freire e a luta contra a ignorância e a opressão" com Vitor Paro.

Fonte: Portal UEPG