Nutead/UEPG lança curso sobre prevenção ao suicídio

28 DE MAIO DE 2020

Voltado a profissionais da saúde, o curso online será ministrado por psicanalista

Até o dia 8 de junho estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Suicídio: prevenção, aspectos teóricos e clínica”, na modalidade de Educação a Distância (EaD), com  carga horária de 30 horas e certificação. Trata-se de mais uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o psicanalista e antropólogo Célio Pinheiro, tendo em vista ações formativas em prol da saúde mental em tempos de exceção.

A temática do suicídio se destaca na trajetória profissional e acadêmica de Célio,  psicanalista, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Recentemente, Célio também ministrou o curso “Cuidando de Gente na EaD: propostas de ações críticas e de acolhimento em tempos de crise e isolamento social” em parceria com a instituição, atingindo mais de 2,5 mil inscritos. Ambos os cursos têm a coordenação de Kelly Cristina Ducatti, diretora do Nutead, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para este novo curso, “as expectativas são de que tenhamos grande alcance social, que possamos atuar na prevenção ao suicídio em tempos de pandemia e pós-isolamento, que possamos democratizar os saberes eficientes de transformações sociais”, afirma o ministrante do curso.

Célio Pinheiro explica que a experiência do curso anterior, embora não abordasse a temática do suicídio, demonstrou a necessidade de tratar sobre o assunto “em função das perdas e transformações ocorridas a partir da Covid-19, das situações de isolamento e da vulnerabilidade psíquica nestes tempos”.

Conteúdo do curso e cronograma

As 30 horas de carga horária do curso serão organizadas em quatro semanas, de 10/06 até 08/07, com os materiais  disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Nutead/UEPG.

A cada semana serão liberadas as videoaulas e demais conteúdos referentes ao tema da discussão. Os cursistas poderão realizar os estudos a cada semana nos horários que se adaptem à sua rotina. O fórum de discussão, no mesmo modelo realizado no curso “Cuidando de gente na EaD”, considerando os bons resultados observados, também estará disponível. Os temas estão organizados da seguinte maneira:

• 1ª semana: O problema do suicídio.

• 2ª semana: O suicídio na perspectiva antropológica.

• 3ª semana: O suicídio na perspectiva psicanalítica.

• 4ª semana: A prevenção ao suicídio.

Como realizar a inscrição

As inscrições são realizadas online pelo site do Nutead até dia 08/06/2020, efetivadas mediante pagamento do valor especial de R$ 35 por boleto bancário. “Suicídio: prevenção, aspectos teóricos e clínica” tem como público-alvo profissionais que atuam na área da Saúde Mental e a comunidade interna e externa à UEPG e terá início no dia 10 de junho de 2020.

Problemas com a inscrição e demais dúvidas a respeito do curso devem ser encaminhados ao e-mail suporte@ead.uepg.br .

Texto: Bruna Fernandes Machado

Revisão: Emanuelle Adacheski