Nova diretoria do Nutead destaca trabalho coletivo para a EaD da UEPG

11 DE DEZEMBRO DE 2020

Professoras Patricia de Freitas e Fátima Dionizio assumiram a frente do Núcleo em 1º de  dezembro

Prof. Patricia de Freitas (esq.), diretora do Nutead, e Fátima Dionizio (dir.), coordenadora pedagógica.

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) está sob nova direção. A professora Patricia Lucia Vosgrau de Freitas é a nova Diretora do Nutead, no qual exerceu anteriormente a função de Coordenadora Pedagógica, cargo agora assumido pela professora Fátima Aparecida Queiroz Dionizio. Ambas atuam no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e foram designadas pela Portaria R. Nº 2020.595, no dia 17 de novembro de 2020, para assumirem as novas posições no primeiro dia deste mês.

Patricia enfatiza os aspectos de democratização e inclusão educacionais como princípios basilares da modalidade de Educação a Distância (EaD) e da nova gestão: “Posso afirmar que ao assumirmos a direção do Nutead queremos continuar consolidando ações que valorizem a formação profissional e que nossos acadêmicos tenham maiores oportunidades no mercado de trabalho, bem como em seu desenvolvimento humano”, declara.

Fátima esclarece que é fundamental dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pela Coordenação Pedagógica com vistas ao aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem: “O diálogo com a equipe do Nutead e com outros colaboradores pode contribuir para encontrarmos caminhos que auxiliem no trabalho dos professores e que possibilitem desenvolver recursos interativos, materiais didáticos e outras estratégias voltadas para a aprendizagem dos estudantes”, acrescenta.

As duas professoras destacam a importância do trabalho coletivo e do diálogo. “Para que nossas expectativas e objetivos em relação ao Nutead se realizem, é necessário um trabalho coletivo entre as equipes técnicas do Núcleo e profissionais que compõem as coordenações de curso”, pondera a diretora Patricia. Fátima menciona, ainda, o contexto do ensino remoto devido à pandemia do novo coronavírus, que trouxe destaque às tecnologias educacionais: “Embora o ensino remoto não tenha a mesma perspectiva da Educação a Distância, ele tem propiciado a aproximação de um público maior de professores, alunos e demais servidores da UEPG e de outras instituições com o uso das tecnologias para atividades educacionais, que podem se tornar nossos parceiros”.

Confira alguns destaques das trajetórias profissionais e acadêmicas das professoras:

A professora Patricia de Freitas é mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda em Educação pela UEPG na linha de pesquisa “História e Políticas Educacionais”. Atua como docente efetiva do Departamento de Pedagogia da UEPG nas disciplinas de “Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental” e “Alfabetização e Letramento”. Além disso, é coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Pedagogia da UEPG. Patrícia tem experiência de 20 anos como professora e gestora nos anos iniciais do ensino fundamental e tem como temáticas de estudo: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Integral em Tempo Integral, Formação de Professores, Estágio Supervisionado Curricular, Infância e Alfabetização e Letramento.

A professora Fátima Dionizio é doutora e mestre em Educação pela UEPG. Atualmente, é professora no curso de Pedagogia da instituição, onde leciona, pesquisa e realiza atividades de extensão na área da Educação, com ênfase em Educação Matemática e Formação de Professores. Ela integra o comitê editorial da Revista Olhar de Professor da UEPG, orienta acadêmicos de Iniciação Científica e trabalhos de conclusão de curso, bem como se dedica aos estudos sobre Ensino, Operações Cognitivas e Aprendizagem da Matemática no Período da Infância, Aprendizagem da Docência, Formação de Professores e Registros de Representações Semióticas. Fátima lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância e é pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Aprendizagem da Matemática (GEPAM/UEPG).