Estudantes da EaD UEPG relatam experiência na Mobilidade Virtual Estudantil

Estudantes da EaD UEPG relatam experiência na Mobilidade Virtual Estudantil

13 DE JANEIRO DE 2021

Edital para cursar disciplinas na Universidade Aberta de Portugal terá inscrições abertas de 18 a 31 de janeiro


Uma das grandes conquistas da Educação a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2020 foi a Mobilidade Virtual Estudantil. O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) firmou convênio com a Universidade Aberta de Portugal (UAb-Pt) e, com suporte operacional do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UEPG, proporcionou aos estudantes selecionados por edital a oportunidade de cursar gratuitamente disciplinas na instituição europeia com aproveitamento de carga horária curricular ou horas complementares. A UEPG também recepcionou estudantes da UAb-PT virtualmente.


A professora Kelly Cristina Ducatti da Silva coordena a Mobilidade Virtual Estudantil na UEPG e destaca que a presença do estudante em uma universidade não se esgota no espaço geográfico de sua origem: “É preciso pensar em inovação pedagógica com plano de ação que inclua esse estudante coletivamente e em rede. A mobilidade virtual contribui para a construção de um novo paradigma formativo, que se configura na ampliação e transformação do conhecimento, articulado ao movimento cultural e multicultural próprios da inclusão digital, do ensino online e da Educação a Distância”, declarou.


Até agora, cinco alunos de cinco cursos EaD da UEPG passaram por essa experiência, pela qual tiveram acesso não só ao conteúdo mas também a uma didática diferente. Confira, a seguir, as impressões de quatro de nossos estudantes sobre a vivência da mobilidade virtual estudantil na UAb-PT, instituição fundada em 1988 e integrante da rede pública de ensino superior em Portugal.


 


Experiência na UAb-PT



Leandro Vicente Gonçalves é professor, reside na cidade de Apucarana e está no 6º período da Licenciatura em Matemática EaD. Na UAb-PT, cursou a disciplina de Investigação Operacional. Segundo Leandro, a disciplina trouxe um diferencial para sua formação, pois o conteúdo não faz parte do currículo ofertado na UEPG. Ele também destacou as relações pessoais, como a educação e o respeito que os alunos têm com os professores: “Outro aspecto foi quanto aos colegas que eu fiz durante a disciplina. A turma tinha vários alunos, vindos de vários países. Durante as atividades, um estudante acaba ajudando o outro para conseguir resolver os exercícios propostos”, completou.



Kelli Valdirene Carneiro irá iniciar o 7º período de Pedagogia EaD e cursou a disciplina de Princípios da Didáctica pela mobilidade virtual. Ela é funcionária pública municipal e reside na área rural de Piraí do Sul, de onde pôde conhecer as diferenças didáticas entre os cursos daqui e de Portugal. “A observação da maneira de condução e da metodologia utilizadas no curso estrangeiro me possibilitou realizar a reflexão acerca de vários aspectos pedagógicos, correlacionando-os com meus conhecimentos anteriores e construindo novos paradigmas”, analisou.



O estudante da Licenciatura em Computação EaD, Michel Ramos descreveu as emoções que viveu em sua experiência virtual na UAb-Pt, cursando a disciplina de Raciocínio e Representação do Conhecimento: “Confesso que quando fui selecionado para cursar a disciplina, criei uma expectativa imensa e junto com ela aquele frio na barriga. Fui muito bem recebido pelos colegas portugueses especialmente pela professora Gracinda Carvalho, que me deu todo o suporte”. Michel reside em Ponta Grossa e trabalha como técnico em informática na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). Ele elogiou os materiais disponibilizados e a estruturação da disciplina ofertada pela instituição portuguesa. “Tenho certeza de que ficará para sempre em minha memória todo esse período vivenciado virtualmente, afinal, a tecnologia e a EaD rompem fronteiras, não é mesmo? Foi muito marcante e significativo para mim”, afirmou.



O policial militar recentemente aposentado Paulo Simão de Souza reside em Assaí e estuda Letras Português-Espanhol EaD. Ele cursou a disciplina de Português: Variantes e Cultura na UAb-PT, pela qual entrou em contato com as variações lusitanas do português e com a história da língua em Portugal. Paulo ressaltou as trocas culturais vividas no período em que frequentou a disciplina: “A mobilidade contribui ao nos colocar em contato com pessoas de outras culturas, que falam até um pouco diferente de nós, expressam características do seu país que nós não conhecemos e, claro, nós também fazemos o mesmo com relação à nossa realidade, que é compartilhada com os colegas de fora”. Paulo evidencia a importância da experiência ao sugerir a continuidade do programa para que mais alunos participem.


Esses estudantes pioneiros também relataram a importância de alguns procedimentos para melhor aproveitamento acadêmico. É essencial organizar-se em relação ao fuso horário e às datas para realização de provas e pedir informações que ajudem na adaptação à metodologia e às formas de avaliação, assegurando que nenhuma etapa seja perdida.


 


Edital 2021
Para participar do edital de seleção para a Mobilidade Virtual Estudantil em 2021, os estudantes com matrícula ativa na EaD da UEPG devem ficar atentos ao site do ERI, no link: https://www2.uepg.br/eri/editais. As inscrições estarão abertas de 18 a 31 de janeiro de 2021, para a realização das atividades a partir de fevereiro. Serão ofertadas cinco vagas para o curso de Pedagogia, na disciplina de Princípios da Didática, e cinco vagas para o curso de Computação, na disciplina de Raciocínio e Representação do Conhecimento. Os candidatos deverão ter concluído o primeiro ano de seus respectivos cursos no momento da inscrição e terem bom desempenho acadêmico, sem reprovações e com média global acima de 7,0. As inscrições validadas serão classificadas pela média global do histórico do aluno. O resultado final será divulgado no início de fevereiro.


Conheça mais sobre a Universidade Aberta de Portugal no site: https://portal.uab.pt/.

Envie uma Mensagem


Sua mensagem foi enviada com sucesso! Obrigado pelo contato, e em breve nossa equipe do Nutead irá responde-lo.


Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • suporte@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo ao Cine Teatro Pax)

Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • nutead@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo do Cine Teatro Pax)

ABED

NUTEAD © 2024