NUTEAD

NUTEAD

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (NUTEAD), é um Órgão Suplementar diretamente vinculado à Reitoria, que fornece suporte para todos os cursos e programas semipresenciais e a distância existentes na UEPG. Criado em 08 de agosto de 2002 (parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEPG nº 052/2002), tem por finalidade democratizar o acesso a educação em todas as suas modalidades e incentivar a comunidade acadêmica a criar e implementar projetos, programas e cursos de graduação, de pós-graduação, de extensão e sequenciais - ministrados nas modalidades semipresencial e a distância, utilizando-se das novas tecnologias de informação e comunicação. Este núcleo conta com equipes pedagógica, técnica e administrativa, capacitadas para planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar todas as iniciativas de educação aberta e a distância desenvolvidas pela UEPG, bem como dispõe dos equipamentos, auditórios, salas de aulas e laboratórios necessários para o desenvolvimento dessas atividades. Por sua estrutura e funções, tem se destacado no desenvolvimento de projetos de formação inicial e continuada de docentes, mediante o estabelecimento de parcerias com órgãos públicos e privados. O núcleo administrativo está instalado no Edifício Fausi Azis Chagury, anexo ao Cine Teatro Pax, em Oficinas, onde temos a secretaria de apoio administrativo, coordenação geral, laboratório, auditório, equipe de gestão das tecnologia de informação (suporte) e a equipe de produção responsável pela elaboração, produção e remessa dos materiais impressos.


A UEPG foi pioneira no Brasil na oferta de cursos de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de Educação a Distância.


Estrutura técnica


O auditório, com capacidade para 77 pessoas, e estúdios, para a gravação de videaulas e transmissões das webconferências.Todos os ambientes têm ainda condicionadores de ar e móveis apropriados. Com relação à estrutura de serviços, o NUTEAD conta com um parque de servidores (virtuais e físicos instalados em um ambiente apropriado com refrigeração e segurança) que atendem a todos os usuários dos sistemas. Estes equipamentos são responsáveis em disponibilizar o canal público de comunicação - PORTAL , ambiente virtual de aprendizagem - AVA e os sistemas de conferência. Com a crescente demanda, ofertas e novos projetos, o NUTEAD está sempre atualizando os equipamentos de grande porte e implantando novas tecnologias para melhorar a qualidade dos serviços prestados, oferecendo novos meios de integração e interação entre alunos, tutores e professores.  


Competência



  • Estabelecer diretrizes e coordenar ações relativas à Educação Aberta e a Distância (EaD) no âmbito da UEPG.


Atribuições



  • Emitir parecer técnico nas propostas referentes a cursos e programas a distância;

  • Desenvolver pesquisas sobre a utilização de tecnologias no processo educacional;

  • Avaliar o impacto dos programas e cursos realizados;

  • Organizar eventos;

  • Promover capacitação de recursos humanos em EaD;

  • Desenvolver e aperfeiçoar programas e cursos;

  • Fornecer suporte para a realização de projetos de EaD;

  • Viabilizar recursos humanos, financeiros e materiais para o desenvolvimento de projetos em EaD.

EQUIPE PEDAGÓGICA CAPES/UAB

EQUIPE PEDAGÓGICA CAPES/UAB


Instância responsável pela coordenação das atividades dos cursos ofertados pela Universidade, no âmbito do Sistema UAB.

Dentre suas atribuições estão:

  • Realizar reuniões periódicas com os coordenadores dos cursos, tendo em vista a gestão de todas as atividades acadêmico-operacionais;
  • Receber e avaliar os relatórios de desenvolvimento dos cursos elaborados pelos coordenadores de curso e coordenadores de polo;
  • Participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
  • Participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
  • Encaminhar relatórios semestrais de acompanhamento e avaliação das atividades dos cursos à UAB /DED/CAPES, ou quando for solicitado; realizar cadastramento e controle de bolsistas;
  • Encaminhar relatório de bolsistas para pagamento, pelo SGB-CAPES;
  • Fazer a certificação dos lotes de pagamento de bolsas pelo SGB-CAPES; acompanhar a aplicação financeira dos recursos liberados para o desenvolvimento e oferta dos cursos pelo SISUAB;
  • Fazer a prestação de contas dos recursos liberados pelo MEC (após finalização das verbas concedidas).

Instância responsável por:

  • Auxiliar o Coordenador UAB em todas suas atribuições, tais como, participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
  • Participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
  • Manter arquivo com as informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Programa UAB;
  • Verificar in loco o bom andamento dos cursos; verificar in loco a adequação da infraestrutura dos polos aos objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES;
  • Realizar, em conjunto com os coordenadores de cursos, o planejamento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no programa; acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso.

Instância responsável por:

  • Coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso;
  • Participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição de Ensino;
  • Participar dos grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno;
  • Participar ativamente do Colegiado de Curso;
  • Realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso;
  • Orientar o corpo docente do curso quanto aos cumprimentos de prazos de materiais didáticos;
  • Participar dos fóruns virtuais e atividades presenciais da área de atuação;
  • Realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de alunos, em conjunto com o coordenador UAB;
  • Acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
  • Definir calendário do curso;
  • Acompanhar o processo de diagramação via Sistema SIGEAD;
  • Manter o SISUAB atualizado;
  • Solicitar editais para seleção de professores formadores, tutores e coordenadores de tutoria, conforme necessidade e disponibilidade de bolsas;
  • Solicitar vinculação e desvinculação de professores formadores, tutores e coordenadores de tutoria, assim como cadastramento de bolsas, conforme disponibilidade;
  • Comunicar os bolsistas sobre vinculações e desvinculações ao Sistema de Gestão de Bolsas UAB;
  • Acompanhar e supervisionar as atividades: dos tutores, dos professores, do coordenador de tutoria e dos coordenadores de polo para o bom andamento do curso;
  • Promover articulação entre o trabalho desenvolvido pelos professores formadores e tutores do curso;
  • Informar para o coordenador UAB a relação mensal de bolsistas aptos e inaptos para recebimento;
  • Auxiliar o coordenador UAB em ações de controle quanto ao combate à evasão;
  • Manter o quadro de tutores atualizado, de acordo com o número de alunos no curso e em conformidade com as orientações da CAPES/UAB;
  • Solicitar diárias e bolsas nos prazos determinados pela PROAD e pelo gestor de bolsas;
  • Conhecer as funcionalidades da plataforma Moodle, a qual será um dos seus ambientes de trabalho, com vista a oferecer maior qualidade e aproveitamento de suas atribuições.
  • Informar o Departamento de origem sobre as pautas tratadas em reuniões junto ao NUTEAD.

Instância responsável por:

  • Acompanhar o planejamento e o desenvolvimento dos processos de seleção dos tutores, em conjunto com os coordenadores de cursos e o NUTEAD;
  • Programar em conjunto com o NUTEAD as atividades de capacitação e atualização dos tutores selecionados ou que já atuem nos cursos;
  • Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pelo NUTEAD;
  • Orientar e apoiar os tutores dos cursos no desenvolvimento de suas atividades;
  • Acompanhar as atividades acadêmicas dos cursos, incluindo os relatórios de regularidade e desempenho dos alunos nas atividades das disciplinas dos cursos;
  • Analisar com os tutores os relatórios das turmas e orientar os encaminhamentos mais adequados;
  • Prestar assistência, orientação e esclarecimentos aos coordenadores de cursos e tutores das turmas a respeito das atribuições dos tutores;
  • Programar e desenvolver reuniões periódicas (pelo menos uma a cada início de semestre) com tutores e coordenadores dos cursos para orientação e encaminhamentos;
  • Executar demais atividades relacionadas a formação continuada dos tutores, mediante solicitação da coordenação e em parceria com esta;
  • Conhecer as funcionalidades da plataforma Moodle, que será um dos seus ambientes de trabalho, com vista a oferecer maior qualidade e aproveitamento de suas atribuições.

Instância responsável por:

  • Apoiar as ações gerenciais da Capes e as acadêmicas das IPES;
  • Acompanhar, executar e coordenar as atividades administrativas do polo;
  • Orquestrar junto às IPES presentes no polo, a distribuição e o uso das instalações para a realização das atividades dos diversos cursos;
  • Garantir a prioridade de uso da infraestrutura do polo às atividades da UAB quando for o caso;
  • Articular-se com o mantenedor do Polo com o objetivo de prover as necessidades materiais de pessoal e de ampliação do polo;
  • Acompanhar as atividades de ensino presenciais no que diz respeito às necessidades administrativas;
  • Acompanhar e gerenciar o recebimento de materiais no polo;
  • Dialogar e trabalhar de forma integrada e colaborativa com o assistente à docência, os tutores e os alunos;
  • Em parceria com o assistente à docência, atuar na organização de toda a estrutura de atendimento da tutoria presencial, incluindo definição de horários e escala das sessões, coordenação, aplicação das avaliações e atividades presenciais e posterior acompanhamento;
  • Orquestrar junto às IPES presentes no polo, a distribuição e o uso das instalações para a realização das atividades dos diversos cursos;
  • Planejar, em conjunto com as IPES, a edição e reedição de cursos;
  • Atuar na organização de toda a estrutura de atendimento da tutoria presencial, incluindo definição de horários e escala das sessões, coordenação, aplicação das avaliações e atividades presenciais e posterior acompanhamento;
  • Estar ciente do calendário e dos cronogramas das disciplinas de cada semestre;
  • Realizar eventos acadêmicos e de integração do polo à comunidade;
  • Conhecer a estrutura de funcionamento do polo e das IPES atuantes no mesmo;
  • Participar das atividades de Capacitação e atualização conforme a competência de cada ator;
  • Elaborar e encaminhar à COAP/DED/CAPES e às IPES relatórios periódicos de acordo com definições da DED;
  • Relatar problemas enfrentados pelos alunos ao coordenador de curso e à Capes;
  • Organizar, a partir de dados das IPES presentes no polo, calendário acadêmico e administrativo que regulamente as atividades nos diversos cursos;
  • Receber e prestar informações no que couber aos órgãos do MEC ou correspondente no caso de polos estaduais;
  • Promover ações de permanência dos estudantes no curso visando o aproveitamento e a diminuição da evasão;
  • Participar do processo de acolhimento dos alunos nos Polos UAB;
  • Estabelecer contato permanente com os alunos, divulgando as ações sob sua responsabilidade no polo, buscando saber as suas dificuldades e razão de ausências, no sentido de promover a sua permanência e aproveitamento no curso;
  • Estar ciente do calendário e dos cronogramas das disciplinas e das atividades no polo a cada semestre;
  • Articular-se com a DED/CAPES com o objetivo de realizar a gestão do polo de acordo com suas orientações.

Instância responsável por:

  • Atender e orientar os alunos nas questões teórico-metodológicas do desenvolvimento da disciplina, sanando dúvidas e acompanhando as atividades propostas nas diferentes ações estabelecidas pela disciplina;
  • Participar das atividades teórico-práticas presenciais das disciplinas nos diferentes polos de apoio presencial;
  • Atender à convocação da coordenação de curso para reuniões de planejamento e de estudos na cidade-sede da oferta do curso (Ponta Grossa – Paraná) ou via webconferência;
  • Cumprir os prazos de entrega do material didático-pedagógico estabelecido pela coordenação de curso;
  • Manter assiduidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nas webconferências, acompanhando momentos síncronos e assíncronos de formação;
  • Auxiliar a coordenação de curso em ações de combate à evasão;
  • Orientar os tutores nos critérios e procedimentos relativos à disciplina;
  • Atualizar, sempre que necessário, os materiais pedagógicos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como manter diálogo com a equipe de Gestão de Tecnologia Educacional do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância – Nutead;
  • Realizar avaliações e entregar os resultados nos prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico EaD da Universidade Estadual de Ponta Grossa;
  • Conhecer as funcionalidades da plataforma Moodle, a qual será um de seus ambientes de trabalho, visando oferecer maior qualidade e aproveitamento de suas atribuições;
  • Acessar diariamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante o período de execução da disciplina, conforme diretrizes da Coordenação do Curso.

Instância responsável por:

  • Atender e orientar os alunos nas questões teórico-metodológicas e no desenvolvimento das disciplinas do Curso, auxiliando na solução de dúvidas, orientando e acompanhando as atividades propostas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Mediar o processo de ensino-aprendizagem, motivar os alunos e criar oportunidades de interação e comunicação;
  • Orientar os alunos para o método de educação a distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem e sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos para a aprendizagem;
  • Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.
  • Retornar aos alunos os resultados das atividades e avaliações a distância, sob a tutela do Professor da disciplina e/ou Coordenador de Curso;
  • Colaborar com a coordenação do curso, coordenação de tutoria, professores das disciplinas, tutores presenciais e coordenadores de polos quando da organização das atividades do curso, seminários, práticas pedagógicas, estágios e outras atividades a serem realizadas durante o desenvolvimento do curso;
  • Participar de seminários e atividades presenciais nos polos de apoio presencial de atuação do Curso, na modalidade a distância, da UAB/UEPG.
  • Participar das atividades de formação continuada para tutores a distância, atividades de tutoria e reuniões de trabalho administrativo que sejam desenvolvidas na instituição sede, a UEPG, em Ponta Grossa.
  • Cumprir as atividades propostas no Termo de Compromisso a ser assinado por ocasião da convocação.
  • Conhecer as funcionalidades da plataforma Moodle, a qual será um de seus ambientes de trabalho, visando oferecer maior qualidade e aproveitamento de suas atribuições.

Instância responsável por:

  • Elaborar e entregar materiais didáticos das disciplinas para as quais for selecionado, na forma de um livro eletrônico (e-book);
  • Adequar conteúdos dos materiais didáticos, incluindo mídias e bibliografia, para linguagem da modalidade a distância;
  • Revisar, quando for o caso, os elementos de conteúdo do material didático;
  • Adequar e disponibilizar, para o coordenador de curso, o material didático nas diversas mídias;
  • Criar materiais didáticos, cursos, atividades interativas, peças gráficas para Internet, animadas ou não, como banners e pop ups, e outros recursos de forma direcionada aos discentes;
  • Produzir conteúdo, atendendo as normas e orientações da Instituição;
  • Desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB;
  • Cumprir os prazos de entrega do material didático-pedagógico estabelecido pela coordenação de curso;
  • Conhecer as funcionalidades da plataforma Moodle, a qual será um de seus ambientes de trabalho, visando oferecer maior qualidade e aproveitamento de suas atribuições;
  • Participar de reuniões de capacitação a serem ministradas em datas e horários a serem definidos pela coordenação do Curso e reuniões informativas com a coordenação.

Instância responsável por:

  • Trabalhar de forma integrada e colaborativa com o coordenador de polo.
  • Apoiar as ações gerenciais da Capes e ações acadêmicas das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que atuem no polo.
  • Possuir satisfatório domínio sobre os procedimentos acadêmicos das IPES que atuam no polo.
  • Conhecer a estrutura de funcionamento do polo e das IPES que nele atuam.
  • Dialogar com alunos, tutores e coordenadores de polo para desenvolver ações que visem estimular a frequência dos alunos no polo e outras ações que possam contribuir para a redução da evasão.
  • Conhecer e atuar conforme o calendário acadêmico das IPES e o cronograma das disciplinas semestrais, ofertadas em cada curso.
  • Estimular a formação de grupos de aprendizagem colaborativa entre acadêmicos.
  • Atuar, em parceria com a coordenação do polo, na organização da tutoria presencial, incluindo definição de horários, escalas de atendimento, aplicação das avaliações presenciais e posteriores acompanhamentos decorrentes do processo avaliativo.
  • Encaminhar à Capes relatórios de acompanhamento desenvolvidos no âmbito dos cursos e programas de acordo com definições da Diretoria de Educação a Distância da Capes (DED/Capes).
  • Auxiliar as IPES no atendimento tutorial, auxiliando os estudantes na contínua integração às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
  • Encaminhar às IPES, quando necessário, dúvidas dos acadêmicos relativas às normas institucionais de cada curso.
  • Auxiliar as IPES na articulação entre os diversos atores envolvidos na oferta do curso.
  • Participar de capacitações promovidas pelas IPES e Capes.
  • Acompanhar o desempenho da tutoria do curso no polo, tendo em vista seu aperfeiçoamento.
  • Ajudar os estudantes na busca de soluções para o encaminhamento de demandas acadêmicas.
  • Estabelecer contato com os estudantes, em articulação com o tutor presencial, particularmente com aqueles que frequentam pouco o polo, buscando saber as razões da ausência.
  • Estar presente nos encontros e avaliações presenciais em parceria com o coordenador do polo.
  • Contribuir com o acolhimento aos alunos no polo.
  • Em parceria com o coordenador de polo, realizar eventos acadêmicos e de integração do polo à comunidade.
  • Em situações excepcionais, substituir o tutor presencial.
  • Participar do levantamento de demanda educacional da região em conjunto com o coordenador de polo.


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