Como foi criado Este plano, uma parceria da UEPG com MEC/CAPES/FNDE, contempla ações de formação consistentes e atualizadas envolvendo conteúdos, mídias, metodologia e avaliação em EaD, além de estimular a construção de redes, intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva do conhecimento, valorizando a relação professor X tutor X aluno.
Objetivos
- Oportunizar aos docentes, tutores e técnicos que não realizaram as edições anteriores do PAFC, a formação inicial em conteúdos, metodologias, mídias, tutoria e avaliação em educação a distância.
- Promover o aprofundamento em conteúdos, metodologias, tutoria, mídias e avaliação da EaD aos docentes, tutores e técnicos que realizaram as demais ofertas, garantindo assim a proposta de formação continuada da UEPG.
- Instrumentalizar:
- o os docentes, com dados das diferentes realidades e das necessidades dos estudantes.
- o os tutores, com conhecimentos referentes ao trabalho que tais docentes desenvolvem nos diferentes momentos de interação e com conhecimentos que os fundamentem para o trabalho de orientação das diferentes ações propostas para o curso;
- o ambos (docentes e tutores) com os princípios e objetivos dos cursos e suas diretrizes metodológicas, capazes de integrar a todos em torno de um projeto pedagógico comum, articulação cuja responsabilidade se atribui à coordenação do curso;
- o os demais componentes da equipe EaD que devem dominar não somente suas atribuições específicas, mas conhecer o trabalho dos demais e articular-se com todo o conjunto.
- Formação consistente e atualizada de coordenadores, professores, tutores e técnicos nos conteúdos, metodologias, mídias e avaliação na modalidade de Educação a distância.
- Formação teórica sólida e consistente sobre educação e sobre os princípios políticos e éticos pertinentes à sua atuação.
- Ação afirmativa de inclusão digital, viabilizando a apropriação pelos profissionais das tecnologias de comunicação e informação e seus códigos.
- Estímulo à construção de redes para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva do conhecimento.
- Valorização na relação professor x tutor x aluno no que se refere às dimensões ética, técnica, humana e política.
- Organização do trabalho/atividades de forma a estabelecer uma relação de respeito e confiança com os alunos.
- Valorização da docência, das questões de ensino e da formação para o exercício do magistério.
- Observação do princípio da simetria invertida na condução do processo de ensino-aprendizagem.
- Valorização da participação, do questionamento, da discussão e do debate em situações de ensino-aprendizagem (plataforma Moodle, chats, fóruns, web conferência, entre outras).
- Utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação como recursos para o ensino, pesquisa, extensão e também para a formação profissional.
Público Alvo
- Professores pesquisadores e formadores atuantes nos diferentes cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UAB/UEPG;
- Tutores atuantes nos diferentes Cursos ofertados pela UAB/UEPG;
- Coordenadores de Curso e de Tutoria, de Graduação e de Pós-Graduação
- Coordenadores de Pólo de Apoio Presencial, vinculados à UAB/UEPG.
- Equipe técnica-pedagógica e administrativa do Núcleo de Educação Aberta e a Distância - NUTEAD/UAB - UEPG, envolvidos no planejamento, gestão e execução do Plano de Capacitação em EaD, vinculados à UAB/UEPG.