SETI entrega proposta de adesão à UAB em reunião com ministro

14 DE JULHO DE 2016

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, participou, nesta quarta-feira (13), de reunião com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e o diretor de Educação a Distância na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jean Marc Georges Mutzig. O reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant'Ana Vargas, também esteve presente.

Na ocasião, o secretário entregou uma proposta de adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre o MEC/CAPES/DED e Governo do Estado, via SETI, para a oferta de cursos e programas de ensino superior, na modalidade a distância, pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

A solicitação é referente à utilização dos 60 polos existentes no Paraná, de apoio presencial, do Sistema Universidade Aberta do Brasil, para a oferta em rede inicialmente de um Curso Superior de Tecnólogo em Gestão Pública, com 3600 vagas, envolvendo as universidades públicas estaduais, entre elas a UEPG.

Segundo o ex-reitor da universidade, "a oferta de cursos e programas de ensino superior, na modalidade a distância, serão de grande valor não só para nosso Estado como para os demais estados brasileiros”.

Criada em 2015, a UVPR tem a finalidade de ampliar estrategicamente a oferta e o acesso à educação, o incentivo a pesquisa e à extensão e o desenvolvimento tecnológico na modalidade a distância mediante uso de tecnologias de informação e comunicação. A UVPR  atuará em cooperação direta com o Instituto de Tecnologia do Paraná, por meio do TECPAR Educação.

Na ocasião, o reitor da UEPG também teve o suporte do assessor de Captação de Recursos da UEPG, Carlos Roberto Ferreira, para reivindicar a atualização de demandas da instituição junto ao órgão responsável pela execução das políticas educacionais do MEC.