Plano Anual de Capacitação Continuada reúne comunidade acadêmica para reflexões sobre educação à distância

11 DE ABRIL DE 2016

Evento teve lançamento de livros e discursos sobre a importância da EaD

O Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) 2016 teve suas atividades iniciadas nesta sexta-feira (8) no Grande Auditório do campus central da UEPG. Estiveram reunidos professores, tutores, coordenadores de curso e funcionários da UEPG envolvidos com o ensino à distância.

Na abertura, a professora Eliane de Fátima Rauski, diretora do NUTEAD, falou sobre os avanços da UEPG no ensino à distância e comentou os desafios para o futuro, além de destacar a excelência da UEPG no ensino à distância. Representando o Magnifico Reitor a professora Marilisa Rocio de Oliveira deu as boas vindas e desejou excelente período de aprendizagem aos participantes, em tempo ressaltou a importância da formação continuada para os professores. A professora Hermínia Regina Marinho, coordenadora pedagógica do NUTEAD e da UAB, ressaltou ainda a importância de encontros como o promovido pelo PACC para consolidar a formação dos professores.

As Coletâneas NUTEAD foram lançadas juntamente com os dois primeiros livros da coletânea: Docência e Tutoria. Nos próximos meses serão lançadas as séries  Didática e Tecnologia; Gestão e Logística e História e Cultura. Os autores poderão submeter seus escritos para publicação dos livros.

As falas da noite foram ministradas pela professora Cleide Aparecida Faria Rodrigues e pela professora Dênia Falcão de Bittencourt, diretora da Inova Práticas Educacionais (IPE). A professora Cleide falou sobre seu livro ‘O tutor, sua formação e sua prática’, lançado pelo NUTEAD durante o evento. Ela ressaltou a importância do tutor, que segundo a professora, dá um toque de afetividade ao processo da educação a distância. Ela também destacou o papel de relevância da UEPG no cenário do ensino à distância.

A professora Dênia Falcão de Bittencourt comentou a importância de uma boa comunicação entre tutor e aluno para tornar o processo da educação à distância menos conflituoso, lançando o livro ‘Resolução e transformação de Conflitos no âmbito da EaD’.

No sábado (9), a professora Nara Maria Pimentel, via web-conferência, proferiu a palestra 'Os caminhos da UAB e o destino da EAD nas IES brasileiras'. Em sua fala, a professora Nara ressaltou a importância e os avanços conquistados pelo programa UAB, além de demonstrar quais os próximos passos a serem seguidos e as novidades que o programa deve trazer para o Brasil.

No segundo momento da manhã os participantes reuniram-se em salas de discussões com temas afetos a EaD, ao NUTEAD e as novas tecnologias.