19 DE NOVEMBRO DE 2012
Entre os dias 14 a 18 de novembro aconteceu a I Semana e Jornada Científica de Geografia do Ensino a Distância da UEPG. O evento contou com cerca de 200 inscritos para suas atividades, entre alunos dos 22 polos EaD que possuem o curso de geografia, do presencial e demais interessados. Esta primeira experiência veio para discutir as teorias e práticas na formação docente do professor de geografia, visando trazer o aluno a distância até a Universidade e para que as discussões sobre o Ensino pudessem ser aplicadas nas salas de aula. O evento é realizado com o suporte do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG, Nutead.
O objetivo principal foi oportunizar o conhecimento científico, enriquecendo a formação acadêmica e trazendo interação entre os alunos, diz o Coordenador do Encontro, Gilson Campos Ferreira da Cruz. Os eixos trabalhados durante o evento a partir do tema central do ensino da geografia foram Cartografia, Planejamento, Gestão e Paisagem, Cultura, Gênero, Sexualidade e Questões étnico-raciais, Epistemologia, Politica e Cultura, Dinâmicas da Natureza e a Educação Ambiental, Campo, Cidade e População, Ensino a Distância na Formação Docente e Práticas Pedagógicas.
Para isso, foram utilizados diversos ambientes da Universidade, como os auditórios da PROEX, do Campus Central e Uvaranas. Com onze trabalhos científicos inscritos, Gilson explica que nesta edição os alunos vêm mais como ouvintes, já que a cultura de escrever e publicar trabalhos científicos ainda não é comum. A ideia é incentivar e implementar os relatos e troca de experiências, e a partir disto, aumentar a participação, complementa.
Aproveitando o feriado, os alunos que em sua maioria são trabalhadores, puderam participar da Semana. Utilizando os dias de folga e com alojamentos a disposição, facilitou a nossa vinda para o evento. Além do que, estar aqui me fez conhecer a Universidade e outras pessoas e alunos, não só o polo, conta Ana Paula Henemberg, aluna do 2º ano de Geografia do Polo de Ivaiporã, que complementa que as saídas de campo na programação lhe chamaram a atenção. A professora de geografia da Rede Pública de Ensino, Ana Cláudia Ferraz, participa e observa que os pensamentos desde sua formação acadêmica se modificaram e assim, é importante acompanhar estas mudanças: Temos que ver os novos olhares, saber também como funciona a educação a distância, com a qual nunca tive contato antes.
A abertura das atividades contou com apresentação do Ballet Sagrada Família e Mesa de abertura, quando a Professora Hermínia Bugeste Marinho representou o Nutead. A Professora Doutora Marilia Luiza Peluso, da Universidade de Brasília, abriu as palestras da Jornada de Geografia com a temática de Teorias e práticas na formação docente do professor de geografia: A geografia e o ensino a distância, trazendo exemplos vivenciados na sua experiência na UnB. Ao longo dos cinco dias de encontro, os inscritos participaram de palestras, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos e saídas de campo.
Veja também:
Telefones
Endereço
Telefones
Endereço
NUTEAD © 2024