Coordenadores EaD das universidades públicas do Paraná se reúnem na UEPG

25 DE JUNHO DE 2019

Na terça-feira (18), estiveram reunidos na Sala dos Conselhos da UEPG os Coordenadores UAB e diretores de Núcleos EaD das universidades públicas do Estado do Paraná. A reunião teve o objetivo de pensar a Educação a Distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil, para delinear coletivamente e em rede a qualificação e ampliação da EaD pública no Estado. O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, esteve na recepção dos presentes e se colocou à disposição para levar as demandas do grupo à APIESP e aos órgãos institucionais estaduais e federais. Segundo o professor Miguel, "o momento é de fortalecimento dos Núcleos e de elaboração de saídas criativas para a promoção de uma EaD pública de qualidade".

Para o professor Carlos Willians Jaques Morais, diretor do Nutead/UEPG, a reunião marca um novo momento de organização da EaD pública no Estado do Paraná. Segundo o professor, "o cenário de contingenciamento das receitas da EaD e as demandas de formação junto aos municípios atendidos requerem planejamento e a formulação de uma política prospectiva para a modalidade".

Durante a reunião, foi feita uma avaliação conjunta dos cenários e perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil, além de possíveis mudanças administrativas e pedagógicas. Também foi feito um relato sobre os processos de institucionalização da EaD nas universidades e a implementação de políticas de controle interno visando a transparência do sistema.

A reunião considerou importante retomar as tratativas sobre a Universidade Virtual do Paraná e a criação do Fórum EaD das universidades públicas paranaenses. Estiveram presentes o Prof. Carlos Willians Jaques Morais e Profa. Kelly Cristina Ducatti da Silva (NUTEAD/UEPG); Profa. Annie Rose dos Santos e Profa. Josimayre Novelli (NEAD/UEM); Profa. Maria Aparecida Crissi Knuppel (NEAD/UNICENTRO); Prof. Silvio Tadeu de Oliveira (CEAD/UENP); e Vanessa Garret (CIPEAD/UFPR).

Foto: Aline Jasper