Aplicações

As rochas e os minerais possuem um grande valor na economia mundial, pois sua extração gera emprego, renda e desenvolvimento econômico. Sua utilização varia de acordo com sua composição, características e propriedades, podendo ser empregados em diversas áreas como na joalheria, indústria óptica, fabricação de cerâmicas, vidros, refratários, siderurgia, construção civil, recursos energéticos dentre tantos outros.

 

Muitos minerais são a base do processo produtivo e é por meio deles que são obtidos diversos materiais utilizados no dia a dia. Os metais, por exemplo, são materiais fundamentais para a fabricação de meios de transporte, nas indústrias e até na fabricação de objetos menores como fechaduras, clipes ou pregos. Alguns minerais são empregados em medicamentos, alimentos, isolantes térmicos, maquiagens, agricultura, etc. 

 

Recursos minerais são, em geral, todos os recursos físicos extraídos pelo homem da superfície ou subsuperfície da Terra, cuja composição varia desde os mais simples até os mais sofisticados.

 

Os minérios são classificados de várias maneiras, mas conforme suas aplicações podem ser metálicos, não metálicos ou recursos energéticos. Levando normalmente de milhares a milhões de anos para se formar, necessitam de estudos aprofundados para localizá-las e não são recursos renováveis na escala de tempo humana. Podem ser constituídas de rochas como as sedimentares (calcário, carvão, sal, etc.), ígneas (granito e outras como blocos de pavimento ou revestimento de pisos), metamórficas (mármores para estatuária e revestimentos) ou até mesmo do manto de alteração, como a bauxita (de onde pode ser extraído o alumínio).

 

Artigos e Trabalhos

Esta seção está em branco.