Geral

As rochas são classificadas em três tipos de acordo com suas formações no ambiente geológico. Um conjunto de ações ocorrem correlacionadas à temperatura e pressão, originando-as nos ambientes ígneos, sedimentares e metamórficos.
 
 

ROCHAS ÍGNEAS

São as rochas formadas em um ambiente com temperaturas entre 400ºC e 1500ºC, a partir do resfriamento do magma. Esse resfriamento pode ocorrer tanto internamente quanto externamente. Quando são formadas no ambiente interno, são chamadas de rochas plutônicas (ex.: granito). No ambiente externo, recebem o nome de rochas vulcânicas (ex.: basalto). Há também as rochas denominadas hipoabissais, formadas entre esses dois ambientes (ex.: gabro). Além disso, há uma classificação com base em suas colorações, citando-as como leucocráticas (quando apresentam cor clara), melanocráticas (quando apresentam cor escura) e também mesocráticas (cor intermediária).

 

 

ROCHAS SEDIMENTARES

São as rochas formadas por deposição de materiais, bem como de restos de animais e plantas e precipitação de certos elementos químicos em um ambiente com temperaturas entre 0ºC e 230ºC. De acordo com suas origens, quando há compactação de areia ou argila são classificadas em rochas clásticas (ex.: arenito). Quando originadas da precipitação de substâncias, são denominadas rochas químicas (ex.: calcário) e, por fim, as rochas biogênicas, formadas a partir da sedimentação de matéria orgânica (ex.: carvão).
 
 
 
 

ROCHAS METAMÓRFICAS

São as rochas formadas a partir do aumento de temperatura e pressão exercida sob as rochas ígneas e sedimentares, às quais sofrem um processo denominado metamorfismo que altera suas estruturas, texturas e/ou composições. No metamorfismo, há intensidades de temperatura que classifica as rochas em baixo, médio e alto grau, originando-as. A partir de um protólito, nas temperaturas entre 200ºC e 380ºC, há a formação das rochas de baixo grau (ex.: ardósia). Entre as temperaturas de 380ºC e 550ºC, formam-se as rochas de médio grau metamórfico (ex.: xisto). E, por fim, as rochas de alto grau metamórfico, com temperaturas a partir de 550ºC até a faixa de fusão, que varia entre 600ºC e 800ºC (ex.: gnaisse).

 

Artigos e Trabalhos

Esta seção está em branco.